Há várias formas de praticar o todo o terreno, e acredite ou não, aquela que a imagem acima documenta é uma delas.  Mas afinal o que é a exploração em todo o terreno?  Do nosso ponto de vista é encontrar lugares espetaculares, mais ou menos remotos, percorrendo as lindas paisagens do nosso país tem para nos oferecer e ao longo da viagem ir conhecendo a cultura, as tradições e a gastronomia pela mão de quem melhor as conhece: os habitantes e entidades locais, como o Rancho Folclórico da Fajarda, que na foto acima aparece a fazer uma recriação história da "Eira".

E se queremos aventura? Claro que sim, se não que sentido faria percorrer as estradas de terra batida onde existem obstáculos para transpor. Mas que fique claro que preferimos ir confortáveis,  pois não se trata percorrer caminhos de cabras na expectativa de conseguir desapertar tudo quanto é parafuso do nosso 4x4 ou SUV ou de ficar enterrado até às orelhas à espera do maior trator das redondezas para nos safar do atascanço em que nos metemos.

Bem, a lógica da II EXPEDIÇÃO POR TERRAS DA ORDEM que vamos realizar dia 12 e 13 de Novembro, é como já alguém disse "o outro lado da moeda" daquilo que é o todo o terreno, valorizando a viagem pelo conteúdo e não pela dificuldade da mesma. Por isso escolhemos uma região particularmente interessante, com muito ainda por descobrir, repleta de história e locais de interesse.  Avis, Ponte de Sor e Alter do Chão merecem o tempo que lhe vamos dedicar, explorando alguns dos seus caminhos, visitando as suas povoações e monumentos, e claro saboreando a sua gastronomia de qualidade indiscutível ao mesmo tempo que vamos também conhecendo um pouco mais daquilo que foi Ordem de Avis, a ordem religiosa e militar que governou estes territórios durante muitos anos.

Uma vez que passeio dura dois dias, escolhemos para passar a noite de 12 para 13 o hotel Convento de Alter, uma unidade de 4 estrelas que não só nos oferece a qualidade que o passeio exige, como se enquadra no passeio de uma forma absolutamente perfeita, uma vez que como o próprio nome indica, está instalada naquilo que foi outrora um convento franciscano, cuja edificação data de 1634.

Este passeio, tal como todos os outros do nosso calendário "EXPEDIÇÃO AO MONTADO SERIES" exploram um lado do todo o terreno um pouco diferente do habitual, e levamos os nossos participantes a conhecer muitos locais que habitualmente passam um pouco despercebidos, criando uma relação de proximidade com os mais variados tipos de parceiros, desde grandes marcas, passando pelas autoridades locais, associações culturais até pequenas empresas.  A titulo de exemplo posso referir a empresa Olimel, que vamos visitar durante o próximo passeio e que tem uma produção de mel muito particular, para além da produção de azeite.

Estes passeios, como temos sempre referido são de dificuldade baixa, acessíveis a SUV. A esta hora estará a pensar que isto do "acessível a SUV" é algo esquisito.  Mas não é. Estes passeios permitem a quem tem um SUV moderno, seja de que marca for, desde os mais caros aos menos dispendiosos , possa pegar na família e finalmente poder disfrutar do prazer único que apenas um passeio de todo o terreno lhe pode proporcionar. E se pela frente encontrarmos locais que coloquem duvidas quando á transposição ou segurança, temos sempre alternativas estudadas para quer se possam contornar os obstáculos. De certeza que o seu carro o vai surpreender muito pela positiva, e os passeios passarão a fazer parte da rotina de tempos livres da sua família.

É claro que quem tem um 4x4 tradicional estará obviamente como peixe na água, pois se os SUV passam, melhor passa um 4x4. Não podemos ainda acrescentar muita informação pois faltam ainda dois meses, mas se o tempo deixar vamos ter pelo menos dois locais para o pessoal dos 4x4 poder verificar se a tração ainda funciona. Serão alternativas Off-road, apenas para os carros mais equipados, já que o percurso segue um outro caminho.

Portanto, se gosta da boa comida e dos bons vinhos do Alto Alentejo, se gosta de cultura e natureza venha connosco, para ver este lado mais refinado daquilo que é o todo o terreno e o caminho que muito provavelmente irá ser o do futuro do todo o terreno como atividade de lazer.

Aventure-se e surpreenda-se e venha connosco. 

Porém, uma palavra de aviso lhe deixamos: As inscrições são limitadas, e a capacidade do hotel ainda mais, pelo que quanto mais cedo se inscrever melhor. Caso contrário terá que esperar por Abril para participar na 6ª Expedição ao Montado.