Agora que está a terminar o Verão ou a “Estação de garagem para 4x4” como é conhecida, é chegada a altura da primeira previsão sazonal para época dos passeios 4x4 de outono e inverno de 2016 e se estenderá até à primavera de 2017.  Esta previsão é feita apenas para os restantes meses de 2016 por forma a manter a máxima fiabilidade da mesma.

Os dados que temos recebido dos observatórios tanto em terra como no mar e também dos satélites no espaço, indicam-nos que após um verão tórrido, iremos gradualmente assistir a um baixar das temperaturas e começar a assistir a episódios de precipitação um pouco por todo o país

As chuvas de outono trarão consigo os tão aguardados passeios de todo o terreno, que serão ser cada vez mais frequentes de norte a sul do país.  As indicações e dados que temos recebido dão conta de que a frequência dos passeios irá também aumentar com o avançar da estação, podendo ocorrer alguns eventos extremos especialmente em regiões de relevo muito acidentado, ou em zonas de solos que retenham muita água.

Para a parte final do período em análise chamamos a atenção do cidadão, e em especial aos residentes no Alto Alentejo, pois esta região irá estar sobre a influência de vários eventos de todo o terreno, que para além de frequentes, alguns serão de elevada intensidade e prolongar-se-ão durante vários dias.

Dos eventos previstos, destacamos no final de Outubro uma grande Baja, que deverá ter inicio à quinta feira e durar vários dias afetando toda a zona de Portalegre. O Alto Alentejo já conta habitualmente com este evento sazonal e tanto os residentes como as autoridades estão já bastante habituadas ao mesmo.  Um mês depois, em Novembro repetir-se-á na mesma região um outro evento sazonal, mas do tipo ciclónico com circulação rotativa de dezenas de veículos de todo o terreno de competição, ao mesmo tempo que irá dar origem a grande aglomerados de 4x4 em especial junto a ribeiras. Este evento será muito localizado, mas de efeitos muito poderosos especialmente nas imediações da Vila de Fronteira.

No entanto, a grande novidade desta previsão sazonal será a ocorrência de um grande passeio de todo o terreno, não tão severo como os eventos anteriores pois terá uma génese muito diferente, mas que promete elevar o número de 4x4, SUV e Crossover na região durante a sua duração.  A sua circulação será também do tipo ciclónico mas lento, com o evento a ter o nascimento e o ocaso na Vila de Avis e com uma duração de dois dias, fazendo-se os seus efeitos sentir no triângulo entre Avis, Ponte de Sor e Alter do Chão desde 12 de Novembro até a dia 13. 

Dadas as características do evento não prevemos quaisquer distúrbios na vida dos locais, no entanto, fica o aviso de que irão ocorrer episódios de gastronomia, de cultura e de ecologia durante todo o período da previsão. Poderão mesmo ocorrer eventos raros e pontuais em conjugação com este evento principal como o caso de uma prova de licor de açafrão ou de uma recriação histórica (medieval).  Mesmo as dormidas poderão chegar ao nível de 4 estrelas na noite de 12 para 13 de novembro.

A esta distância esta instituição já reuniu vários mapas, que permitem ter uma maior precisão de onde irá ocorrer este evento de todo o terreno, e dizer à população que o evento terá uma dificuldade baixa, e que para além dos habituais 4x4 podem também ocorrer alguns SUV ou Crossover.

Seguindo o padrão deste instituto , já foi atribuído um nome ao evento, que terá a designação oficial de II EXPEDIÇÃO POR TERRAS DA ORDEM.

Assim, lançamos oficialmente um Aviso Verde de Todo o Terreno, convidando a população e amantes da modalidade a participar no evento.

A previsão sazonal corresponde a um produto em fase de desenvolvimento e apresenta este cenário com um elevado grau de probabilidade. A sua utilização pode ser feita sem reservas para todo o período em análise, uma vez que a taxa de erro é inferior a 5% do valor médio para a estação e está baseada em dados concretos.

O instituto irá continuar a acompanhar o evoluir da situação e atualizar as previsões sempre que tal se justifique.  Para poder acompanhar as previsões a cada instante,  por favor visite o site oficial em www.expedicaoamontado.com

 

Eventos extremos previstos:

30ª Baja Portalegre 500

19ª Edição das 24 Horas de TT

 

Evento sob Aviso Verde:

2ª Expedição por Terras da Ordem - 12/13 Nov.  --- Inscrições em curso.

 

 

 

 

PS: Este texto fiticio promove o passeio de todo o terreno "II EXPEDIÇÃO POR TERRAS DA ORDEM" através da utilização do humor como veículo promocional.

 

 

 

...