seguir poderá encontrar um conjunto de perguntas e respostas simples que definem de uma forma rápida o que é  o "Calendário Expedição ao Montado Series" e que tipo de passeios são estes.

O que é o Calendário "EXPEDIÇÃO AO MONTADO SERIES"?

O calendário, assim chamado, é uma sequência composta por três passeios de todo o terreno que têm como pano de fundo a árvore nacional - o Sobreiro. São passeios de um dia ou dois dias, que têm a maioria do percurso desenhado dentro das florestas de montado do Alentejo e Ribatejo.  Compõem o calendário a "Expedição ao Montado", "O Passeio TT FICOR- Expedição Summer Edition"  e a "Expedição Por Terras da Ordem  - Expedição Winter Edition"

Quais são as caracteristicas do percurso?

O principal caracteristica do percurso dos passeios "Expedição ao Montado Series" é a sua dificuldade baixa.  De um modo geral estão desenhados no interior das florestas e campos das regiões, percorrendo sempre que possível caminhos de terra batida.  Evitamos percorrer o interior dos núcleos urbanos, a não ser quando tal faça parte dos programas do passeio.  As extensões em alcatrão são reduzidas ao minimo indispensável.  

Apesar de serem passeios de todo o terreno, os percursos estão desenhados de forma a que o não existam dificuldades de percurso, e sempre que existam locais com algum tipo de complicação, será sempre indicada uma alternativa de segurança.

Se são passeios TT, o meu carro precisa de ter alguma preparação especifica?

Não.  Os passeios do calendário "Expedição ao Montado" tem um grau de dificuldade baixo como está explicado na questão anterior.  São acessiveis a qualquer viaturatipo SUV 4x4 ou até 4x2.   Não é determinante, mas ainda assim visto tratar-se de um passeio TT, a tracção total é uma mais valia em termos de segurança e progressão no terreno.

E quanto á participação de motos?

Os nossos passeios são abertos à  participação em moto de Trail ou Grande Trail. São excluidas as moto 4 ou motos de competição ou outros tipos de moto que não se enquadrem nas definições permitidas. Em caso de dúvida deve contactar a organização

Como é feita a navegação no passeio?

A navegação faz-se com recurso a um roadbook onde constarão todas as informações relativas aos caminhos a seguir.   Será também utilizado o "Track de GPS" para quem tiver um destes equipamentos.

A quem se destina o Passeio?

Este passeio destina-se aqueles que gostam de conhecer melhor o nosso país, e que previligiam os momentos em familia ou em boa companhia.   Viajando quase sempre por fora de estrada e em contacto com a natureza, têm os participantees, mesmo aqueles que regra geral  quase nunca se aventuram por caminhos menos utilizados, uma excelente oportunidade de aproveitar um pouco mais as caracteristicas dos seus veículos e passar um dia diferente e divertido acompanhado da familia e amigos.

Posso levar crianças?

Pode e deve. Os nossos passeios são destinados às familias, e são uma excelente oportunidade de os miudos passarem um dia com a família  no campo e visitar alguns dos locais mais "escondidos" dos montados do Alentejo e Ribatejo.

Qual é o programa do passeio?

Em todos os eventos "Expedição ao Montado Series", a organização coloca um cuidado muito particular ao programa. Queremos acima de tudo garantir um dia muito bem passado e com qualidade.  Visite o menu de cada um dos passeios para ficar a conhecer o passeio em detalhe

Quantos quilómetros serão percorridos nestes passeios?

Os percursos têm uma extensão sempre superior a 120 quilómetros, podendo chegar aos 250.

Quando me posso inscrever?

Deverá manter-se atento e este site para saber da data da abertura de inscrições, ou contatar-nos pelos nossos contatos da forma que lhe for mais conveniente solicitando informação.

Qual é o custo da participação?

Poderá saber qual o custo das inscrições, bem como aquilo  que as mesmas incluem visitando a página correspondente a cada um dos passeios. (Veja no menu no topo do site)

Quem organiza os passeios  EXPEDIÇÃO AO MONTADO SERIES?

Este passeio é organizado pela X-Adventure em parceira com o Todoterreno.pt, mantendo-se a equipa inalterada face a todos os eventos do calendário "Expedição ao Montado Series"