A principal característica dos percursos utilizados por esta organização é a sua acessibilidade, tornando possível a participação de SUV, Crossover e 4x4 menos equipados em todos  passeios do calendário "Expedição ao Montado Series".

Os passeios estão desenhados sobretudo as zonas florestais e agrícolas do Alentejo e Ribatejo, emergindo aqui ou ali para atravessar povoações ou utilizar troços de alcatrão tão curtos quanto possível antes de voltar a "desaparecer" pelos caminhos quase esquecidos desta espetacular região.

Apesar do baixo grau de dificuldade, os passeios cruzam territórios de beleza impar com múltiplos tipos de terreno, que vão desde zonas um pouco mais arenosas até às zonas das pedras do tamanho de casas no Alto Alentejo. Pelo meio existem troços em zonas de campo agrícola e outras de terreno mais firme. Sempre omnipresentes, as árvores nacionais, o mesmo é dizer os Sobreiros, são quase sempre espectadores da passagem dos participantes, por vezes bem acompanhados por pinheiros mansos ou bravos, e infelizmente, outras vezes mal acompanhados com a praga de eucaliptos que lentamente está a invadir a nossa paisagem.

Com esta variedade de pisos e de paisagens é relativamente simples idealizar percursos desafiantes e surpreendentes, que não só agradarão aos condutores pelo prazer de condução, como serão certamente do agrado de todos os seus parceiros de aventura.  Conseguimos assim garantir  não só diversão para toda a família ou grupo de amigos, mas também garantir a segurança de toda a caravana e assegurar o cumprimentos dos nossos recheados programas.

Estes passeios pretendem ser um veículo de promoção e divulgação de uma região que ainda encerra muitos segredos.  Os percursos são um reflexo disso mesmo,  ligando pontos do programa de interesse cultural, paisagistico, gastronómico, histórico ou até com relevo para a economia local ou nacional.

Para terminar como começámos,  os percursos da "Expedição ao Montado" e dos outros passeios, são bastante acessíveis, pelo que a esmagadora maioria dos SUV ou Crossover modernos os pode percorrer qualquer problema. Podem assim estes condutores participar, sem qualquer receio de danificar qualquer parte do carro, desde que obviamente se pratique uma condução dita “normal e tranquila”.