O GRANDE PASSEIO PARA SUV, CROSSOVER E 4X4 RUMA AO ALTO ALENTEJO.

A organização da “Expedição ao Montado” já escolheu as datas para o passeio de 2017, e aproveitando o fim-de-semana prolongado que o feriado de dia 1 de maio irá proporcionar e que este ano será a segunda-feira, optou pelos dias 29 e 30 de Abril.
A viagem de 2017 iniciar-se-á em Avis no sábado dia 29, rumando até Alter do Chão onde depois das visitas irá ser servido o jantar. No dia seguinte o passeio passará por Ponte de Sor, no seu caminho para Coruche, onde será servido o almoço, o já habitual “Cozido em Panela de Barro em Lume de Chão”.
A escolha destas datas e deste trará consigo algumas novidades do programa do passeio face ao programa de 2016 e edições anteriores.  Se bem que mantendo dois dias de duração, o passeio irá ter o seu primeiro ponto ás 14 Horas de Sábado, em Avis com o agrupamento dos participantes. O passeio terminará no dia seguinte, com o almoço a ser servido pelas 14 horas já perto de Coruche.

Luís Pirralho da X-Adventure:
“Este ano temos novidades importantes quer no percurso, quer nos pontos de visitas  e também no programa.    Para além da região onde a maioria do percurso do passeio está desenhado – O Alto Alentejo, talvez a maior modificação seja o facto de o dia de sábado começar apenas depois de almoço.  A manhã de sábado fica assim reservada para que as pessoas possam fazer a viagem até Avis de forma tranquila e sem terem que sair de casa de madrugada ou virem na sexta feira, que para muitos é dia de trabalho, o que é importante para quem vem com crianças. No Domingo temos pela frente uma grande viagem, com muitos quilómetros para percorrer.  Faremos apenas 2 ou 3 paragens durante a viagem, e com passeio a terminar perto de Coruche para o já famoso ( e muito saboroso) Cozido em Panela de Barro em lume de chão.  A refeição em si é um momento importante, e que este ano preferimos alongar e reforçar contrário do que aconteceu nos anos anteriores. As pessoas poderão almoçar descansadas deste e desfrutar deste momento único e raro nos dias de hoje. Pensamos que pelas 17 horas o programa poderá estar concluído, e depois de um longo dia de viagem – que irá começar em Alter pelas 8 da manhã – os participantes poderão regressar a casa ainda com luz do sol, descendo o Vale do Sorraia.”

Hélder Custódio, do Todoterreno.pt:
“A opção que fizemos este ano foi dedicar o primeiro dia à parte mais cultural e histórica, pois temos previsto várias visitas em Avis e Alter do Chão, aproveitando ao máximo as horas de sol que a primavera proporciona. Entre Avis e Alter estarão cerca de 70 quilómetros de caminhos para percorrer.
Já o segundo dia que, terá como ponto alto o almoço “à antiga”, está destinado mais ao passeio pelas magníficas paisagens da região, que nesta altura do ano deverão estar no seu auge. Vamos  sair cedinho de Alter e percorrer 130 quilómetros atravessando as grandes manchas de montado até chegarmos ao ponto alto do passeio,  almoço no meio da floresta, num local já conhecido de quem tem vindo connosco.
Vamos dar continuidade ao trabalho que tínhamos preparado para o passeio de Outono do ano passado, e integra-lo na “Expedição” porque temos a certeza de quem vier vai gostar bastante da região, das visitas e dos caminhos percorridos.”

O percurso continuará a manter as suas características, adaptado e configurado para SUV e Crossover, com uma distância ligeiramente acima dos 200 quilómetros de extensão.
A navegação será feita através de um roadbook em papel ou em digital se assim os participantes o desejarem.  A organização deverá disponibilizar também uns dias antes o track GPS para quem quiser utilizar esta opção.

“Tentamos desmistificar um pouco o ideia de que os passeios pelo campo são apenas para os veículos de todo o terreno puros e duros.  Portugal, e em especial a zona que vamos percorrer tem caminhos fantásticos que qualquer SUV ou Crossover percorre sem o menor problema.  Apesar de as marcas venderem estas viaturas como adaptadas ás atividades de lazer e aventura, parece que os proprietários ainda associam os passeios a andar a subir picadas ou metidos em lamaçais e têm medo de vir, mas a “Expedição” não é assim, e quem já veio connosco sabe que não.   Os caminhos que usamos permitem que os carros passem sem dificuldades ou danos,” acrescentou Luís Pirralho sobre o percurso.

As inscrições, bem como a informação sobre os valores de inscrição será disponibilizada em breve no site oficial em www.expedicaoaomontado.com

A “6ª EXPEDIÇÃO AO MONTADO” é um passeio para SUV, Crossover e 4x4, organizada pela X-Adventure em parceria com o Todoterreno.pt e Aventura.pt