A “EXPEDIÇÃO POR TERRAS DA ORDEM” é a edição de inverno da “Expedição ao Montado” e è realizada em municípios do Alto Alentejo, com especial destaque para aqueles que integraram os territórios outrora dominados pela Ordem de Avis.

Este passeio para além das componentes comuns aos restantes passeios do calendário,  com especial relevo para divulgação e proteção dos montados de Portugal,  faz uma aposta um pouco mais forte na promoção dos territórios atravessados, recorrendo a uma envolvente histórica que serve como elo de ligação entre os vários pontos visitados.

Procuramos levar os participantes a conhecer um pouco melhor não só o património, como também os produtores locais e prestadores de serviços, procurando dentro daquilo que são as possibilidades de um evento do género, dar um contributo positivo à economia local.

Este passeio, que a partir de 2016 passa a ter 2 dias de duração, leva a caravana a cruzar as florestas e campos numa altura em que as chuvas já poderão ter feito a sua aparição,  e por isso mesmo a organização presta uma atenção muito particular ao percurso, que muito embora seja sempre de dificuldade baixa, poderá ter alternativas de segurança sempre que tal se justifique.

É do conhecimento geral que o Alto Alentejo é um território onde se confecionam verdadeiras iguarias gastronómicas, bem como se produzem vinhos e azeites da mais alta qualidade.  Este passeio não é alheio a isso, e por isso fica já o aviso, que as dietas têm que ser esquecidas durante estes dois dias, pois a organização e parceiros colocam especial cuidado neste ponto.

Seguindo o padrão “Expedição ao Montado Series”, a organização tem habitualmente junto de si um leque muito forte de parceiros, desde as autarquias, vários organismos do estado, produtores e prestadores de serviços, que ajudam a colocar no terreno um evento de alta qualidade.

Esta é uma excelente oportunidade para uma escapadinha de aventura no Alto Alentejo, que vai percorrer por caminhos por onde habitualmente não iria passar, levando para casa os cheiros e sabores típicos desta região.

É um passeio que pode fazer em família ou com um grupo de amigos.

Em novembro venha connosco. O Alentejo espera por si.